domingo, 26 de agosto de 2018

Terra e Água são sagradas/Frei Gilvander/2ª Pré-Romaria da XXI Romaria/Á...





Terra e Água são sagradas. Frei Gilvander na 2ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e Terra de MG em São Roque de Minas. 2ª Parte. 05/8/2018.

Envolvidos pela beleza, pela mística e espiritualidade do Santuário Sagrado Natural da Serra da Canastra, pelo canto das águas da Cachoeira Casca D’Anta a dar vida e voz ao Rio São Francisco, romeiros e romeiras da mãe terra e da irmã água realizaram a 2ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais. Em São Roque de Minas, próximo às nascentes do Rio São Francisco, momentos de reflexão, de anúncio e denúncia foram partilhados durante a Celebração da Eucaristia. Iluminados pelo Evangelho de Jesus de Nazaré e inspirados pelo tema e pelo lema dessa XXI Romaria: “Das Nascentes do São Francisco às Terras da Justiça”; “Cuidando da Mãe Terra e da Irmã Água”, os/as participantes tiveram a alegria e a responsabilidade de se conscientizarem a respeito das exigências urgentes e desafiadoras a que são chamadas as pessoas de boa vontade e todas as forças vivas da sociedade. Obcecados pelo poder do capital, os adoradores do deus mercado ignoram a terra e a água como dons sagrados, fontes de vida digna para todos e todas, e insistem em avançar na depredação da natureza, no envenenamento das terras e das águas, enquanto desrespeitam as Comunidades Tradicionais Canastreiras e destroem a vida em toda a sua biodiversidade. Nesse vídeo, a reflexão partilhada por frei Gilvander Moreira, da CPT – Comissão Pastoral da Terra –, que chama a atenção para a gravidade do momento atual e da importância das ações concretas que devem ser desenvolvidas para frear esse sistema capitalista que mói vidas, e, com coragem evangélica e profética, construir a sociedade do bem viver, que é, sem dúvida, a sociedade sonhada pelo Deus da Vida.

*Filmagem de Maria do Rosário de Oliveira Carneiro, da Cáritas Brasileira, Regional MG e Advogada Popular. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário